Scorpions – Discografia

BIOGRAFIA

Scorpions é uma banda de hard rock/heavy metal originária de Hannover, Alemanha. Já venderam mais de 75 milhões de álbuns.

História
Formação e Início de Carreira

Na Alemanha Ocidental, em 1965, os irmãos e guitarristas Michael Schenker e Rudolf Schenker decidem montar uma banda com os amigos Klaus Meine (como vocalista), Lothar Heimberg (no baixo) e Wolfgang Dziony (na bateria). Após gravarem uma fita demo, conseguem lançar o primeiro álbum, Lonesome Crow, em 1972. Apesar da boa repercussão da estréia, Lothar Heimberg e Wolfgang Dziony resolvem deixar o grupo e pouco tempo depois, Michael Schenker torna-se guitarrista da banda londrina UFO.

Sozinhos, Rudolf e Klaus dão continuidade ao trabalho e rapidamente entram em contato com o guitarrista Ulrich Roth (mais conhecido como Uli Jon Roth), que por sua vez convida o baixista Francis Buchholz e o baterista Jürgen Rosenthal para completar o grupo. Fazem algumas apresentações e assinam com a RCA, que lança o segundo disco Fly to the Rainbow, em 1974. No ano seguinte, Jürgen Rosenthal deixa a banda para se apresentar ao exército alemão, Rudy Lenners assume a bateria e o álbum In Trance faz sucesso em toda a Europa, dando início a uma turnê.

A Popularidade

Em 1976, gravaram Virgin Killer que é um álbum clássico em sua carreira. Lenners descobre que tem um problema no coração e sai da banda para se tratar. Em seu lugar entra Herman Rarebell, que foi indicado por Michael Schenker. Em 1977, vão para o estúdio novamente e lançam o álbum Taken by Force, e em 1978 embarcam pela primeira vez para o Japão, onde fizeram três grandes shows. Essa passagem pelo oriente ficou registrada no clássico álbum duplo ao vivo Tokyo Tapes, que marcou a saída do guitarrista Uli Jon Roth da banda.

Sucesso Comercial

Em 1979, os Scorpions recrutam Matthias Jabs para assumir as seis cordas. No mesmo ano, é lançado o álbum Lovedrive, que teve a participação especial de Michael Schenker. No ano seguinte, a banda de Hannover lançam o álbum Animal Magnetism, que emplacou o hit “The Zoo”. O sucesso já era presente quando Klaus descobre que tinha nódulos em suas cordas vocais. Imediatamente, o vocalista se retira da banda para fazer um tratamento, que duraria cerca de um ano. No ano de 1982, os Scorpions entram novamente nos estúdios de gravação. Como resultado, sai o álbum Blackout, caracterizado pelo vocal mais nasalizado de Klaus, o que lhe permite conseguir notas mais altas, como fica claro na faixa “Now!”.

Em maio de 1983 a banda foi convidada para atuar no US Festival na Califórnia, juntamente com as bandas Quiet Riot, Judas Priest, Van Halen, Triumph e Ozzy Osbourne. Os Scorpions passaram os primeiros 18 anos da sua carreira sem conseguirem muito sucesso nos Estados Unidos, embora já fossem bastante populares na Europa e no Japão.

Foi apenas em 1984, quando lançaram o álbum Love at First Sting, que conquistaram de vez os fãs americanos, chegando inclusive a figurarem entre os 10 melhores do mundo, graças à balada “Still Loving You” e o hit “Rock You Like a Hurricane”. Em 1985, o Scorpions visita pela primeira vez o Brasil, no intuito de participar do festival Rock in Rio, ao lado de bandas como Iron Maiden, AC/DC, Whitesnake e Queen. Foi a turnê de Love at First Sting que rendeu o segundo álbum ao vivo do Scorpions, o World Wide Live, cujo o repertório foi todo baseado nos quatro últimos álbuns de estúdio da banda na época.

Em 1988, um novo álbum, denominado Savage Amusement, é lançado, dando início à atual fase da banda, constituída de canções com críticas à sociedade, à religião, à família, etc. Foi a turnê desse disco que eles se tornaram a primeira banda de rock do ocidente a se apresentar na então União Soviética, cuja a turnê virou o documentário “To Russia with Love”. No início da década de 1990, tiveram êxito com o álbum Crazy World e a canção “Wind of Change”, inspirado nas mudanças político-sociais ocorridas no Leste Europeu e também no fim da Guerra Fria. Além de “Wind of Change”, Crazy World trazia “Tease Me, Please Me”, “Don’t Believe Her”, “Send Me an Angel” e “Hit Between the Eyes” que virou tema do filme Freejack estrelado pelo cantor Mick Jagger. Foi o primeiro grupo ocidental a tocar na Rússia após a extinção da União Soviética e, em 21 de julho de 1990 foram convidados a participar no espetáculo de Roger Waters, The Wall in Berlin, juntamente com outros convidados como Van Morrison e Bryan Adams.

Dias Atuais (1992-Presente)

Em 1992, sofrem uma baixa inesperada: Francis Buchholz resolve sair da banda e é substituído por Ralph Rieckermann, músico de conservatório e que também fazia trilhas sonoras de filmes. Em 1993, lançam o álbum Face the Heat, que trazia a canção “Under the Same Sun” como o seu principal sucesso. O terceiro álbum ao vivo da carreira, Live Bites sai em 1995, e Pure Instinct é lançado em 1996, tendo Curt Cress como baterista. Herman Rarebell decide deixar a banda e abrir uma gravadora em Monte Carlo, chamada Monaco Records, com apoio do príncipe Albert de Mônaco. James Kottak torna-se o novo baterista dos Scorpions.

Gravam um álbum experimental chamado Eye II Eye em 1999. Como o álbum não foi bem aceito pelos fãs e pela crítica, os Scorpions resolvem explorar outros caminhos. O próximo passo da banda se tratou de algo totalmente inédito: a gravação de um álbum com a Orquestra Filarmônica de Berlim, uma das mais conceituadas do mundo.

Intitulado de Moment of Glory e lançado em 2000, esse álbum traz faixas como “Still Loving You”, “Hurricane 2000” (uma nova versão de Rock You Like a Hurricane) e Deadly Sting Suite (um misto das músicas Crossfire, He’s a Woman, She’s a Man e Dynamite), entre outras, com novos arranjos orquestrados e que renderam o DVD Moment of Glory, gravado ao vivo em Hannover, na Alemanha. A criação dos arranjos e a regência da orquestra ficou a cargo do austríaco Christian Kolonovitz. Em 2001, Christian Kolonovitz repete a dose e rearranja outras canções para o projeto intitulado Acoustica. As apresentações acústicas, registradas no Convento do Beato, em Portugal, fizeram tanto sucesso quanto o trabalho anterior. Tiveram ainda o reforço de alguns músicos contratados, como o percussionista chileno Mario Argandona, para que as versões mais intimistas, executadas apenas com violão, soassem melhor. Entre os músicos de apoio, ainda havia a violoncelista romena Ariana Arcu; Johan Daansen, no terceiro violão; Hille Bemelmans, Liv Van Aelst e Kristel Van Craen, nos vocais de apoio; além do próprio Christian Kolonovitz, no piano e órgão Hammond.

Em 2004, lançam o álbum Unbreakable, que era aguardado com grande expectativa pelos fãs, pois havia cinco anos desde Eye II Eye que um álbum contendo canções inéditas não era lançado. Com o álbum Unbreakable também foi apresentado o novo baixista da banda: o polonês Paweł Mąciwoda, em substituição a Ralph Rieckermann, que deixou a banda pouco antes das gravações de Unbreakable e deu sequência ao seu trabalho de trilhas sonoras de filmes. A banda incluiu o Brasil na turnê Unbreakable e fizeram três shows no país em 2005. Os músicos apresentaram sucessos como “Wind of Change”, “Rock You Like a Hurricane” e “New Generation”, sendo esta última sua música de trabalho na turnê.

O décimo sexto álbum de estúdio da banda, intitulado Humanity: Hour I, foi lançado na segunda quinzena de maio de 2007. Em 2008 estiveram novamente no Brasil, numa rápida passagem, onde terminaram a turnê num show na cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo.

Fim de Carreira e Última Turnê

No dia 24 de janeiro de 2010, a banda anunciou que encerraria a carreira e que realizaria sua última turnê, com o álbum Sting in the Tail, que foi lançado no dia 19 de março de 2010. Assim como o início de sua última turnê previsto para ser iniciada em maio de 2010 e atravessar o mundo por “mais uns anos”.

O vocalista da banda, Klaus Meine, destacou que a carreira será encerrada com um álbum de forte impacto e uma turnê que classificou como “espetacular”.

Integrantes

1965-1970

Rudolf Schenker (guitarra, vocal)
Karl-Heinz Vollmer (guitarra)
Achim Kirchoff (baixo)
Wolfgang Dziony (bateria)

1970-1972

Klaus Meine (vocal)
Rudolf Schenker (guitarra)
Michael Schenker (guitarra)
Lothar Heimberg (baixo)
Wolfgang Dziony (bateria)

1972

Klaus Meine (vocal)
Rudolf Schenker (guitarra)
Michael Schenker (guitarra)
Lothar Heimberg (baixo)
Joe Wyman (bateria)

1973-1974

Klaus Meine (vocal)
Rudolf Schenker (guitarra)
Uli Jon Roth (guitarra)
Francis Buchholz (baixo)
Jürgen Rosenthal (bateria)
Achim Kirschning (teclado)

1974-1977

Klaus Meine (vocal)
Rudolf Schenker (guitarra)
Uli Jon Roth (guitarra)
Francis Buchholz (baixo)
Rudy Lenners (bateria)

1977-1978

Klaus Meine (vocal)
Rudolf Schenker (guitarra)
Uli Jon Roth (guitarra)
Francis Buchholz (baixo)
Herman Rarebell (bateria)

1978-1992

Klaus Meine (vocal)
Rudolf Schenker (guitarra)
Matthias Jabs (guitarra)
Francis Buchholz (baixo)
Herman Rarebell (bateria)

1993-1996

Klaus Meine (vocal)
Rudolf Schenker (guitarra)
Matthias Jabs (guitarra)
Ralph Rieckermann (baixo)
Herman Rarebell (bateria)

1996-2004

Klaus Meine (vocal)
Rudolf Schenker (guitarra)
Matthias Jabs (guitarra)
Ralph Rieckermann (baixo)
James Kottak (bateria)

2004-Atualidade

Klaus Meine (vocal)
Rudolf Schenker (guitarra)
Matthias Jabs (guitarra)
Paweł Mąciwoda (baixo)
James Kottak (bateria)

Texto: Wikipedia

DISCOS

1. I’m Goin’ Mad
2. It All Depends
3. Leave Me
4. In Search Of The Peace Mind
5. Inheritance
6. Action
7. Lonesome Crown

1. Speedy’s Coming
2. They Need A Million
3. Drifting Sun
4. Fly People Fly
5. This Is My Song
6. Far Away
7. Fly To The Rainbow

1. Dark Lady
2. In Trance
3. Life’s Like A River
4. Top Of The Bill
5. Living And Dying
6. Robot Man
7. Evening Wind
8. Sun In My Hand
9. Longing For Fire
10. Night Lights

1. Pictured Life
2. Catch Your Train
3. In Your Park
4. Backstage Queen
5. Virgin Killer
6. Hell Cat
7. Crying Days
8. Polar Nights
9. Yellow Raven

1. Steamrock Fever
2. We’ll Burn The Sky
3. I’ve Got To Be Free
4. The Riot Of Your Time
5. The Sails Of Charon
6. Your Light
7. He’s A Woman – She’s A Man
8. Born To Touch Your Feelings
9. Suspender Love
10. Polar Nights’ (Live)

1. All Night Long
2. Pictured Life
3. Backstage Queen
4. In Trance
5. We’ll Burn The Sky
6. Suspender Love
7. In Search Of The Peace Of Mind
8. Fly To The Rainbow
9. He’s A Woman – She’s A Man
10. Speedy’s Coming
11. Top Of The Bill
12. Hound Dog
13. Long Tall Sally
14. Steamrock Fever
15. Dark Lady
16. Kojo No Tsuki
17. Robot Man

1. Loving You Sunday Morning
2. Another Piece Of Meat
3. Always Somewhere
4. Coast To Coast
5. Can’t Get Enough
6. Is There Anybody There?
7. Lovedrive
8. Holiday

1. Make It Real
2. Don’t Make No Promises (Your Body Can’t Keep)
3. Hold Me Tight
4. Twentieth Century Man
5. Lady Starlight
6. Falling In Love
7. Only A Man
8. The Zoo
9. Animal Magnetism

1. Blackout
2. Can’t Live Without You
3. No One Like You
4. You Give Me All I Need
5. Now!
6. Dynamite
7. Arizona
8. China White
9. When The Smoke Is Going Down

1. Bad Boys Running Wild
2. Rock You Like A Hurricane
3. I’m Leaving You
4. Coming Home
5. The Same Thrill
6. Big City Nights
7. As Soon As The Good Times Roll
8. Crossfire
9. Still Loving You

1. Countdown
2. Coming Home
3. Blackout
4. Bad Boys Running Wild
5. Loving You Sunday Morning
6. Make It Real
7. Big City Nights
8. Coast To Coast
9. Holiday
10. Still Loving You
11. Rock You Like A Hurricane
12. Cant t Live Without You
13. The Zoo
14. No One Like You
15. Dynamite

1. Don’t Stop At The Top
2. Rhythm Of Love
3. Passion Rules The Game
4.Media Overkill
5. Walking On The Edge
6. We Let It Rock… You Let It Roll
7. Every Minute Every Day
8. Love On The Run
9. Believe In Love

1. Tease Me Please Me
2. Don’t Believe Her
3. To Be With You In Heaven
4. Wind Of Change
5. Restless Nights
6. Lust Or Love
7. Kicks After Six
8. Hit Between The Eyes
9. Money And Fame
10. Crazy World
11. Send Me An Angel

1. Alien Nation
2. No Pain No Gain
3. Someone To Touch
4. Under The Same Sun
5. Unholy Alliance
6. Woman
7. Hate To Be Nice
8. Taxman Woman
9. Ship Of Fools
10. Nigthmare Avenue
11. Lonely Nigths
12. Destin
13. Daddy’s Girl

1. Tease Me, Please Me
2. Is There Anybody There
3. Rythm Of Love
4. In Trance
5. No Pain No Gain
6. When The Smoke Is Going Down
7. Ave Maria No Morro
8. Living For Tomorrow
9. Concerto In V
10. Alien Nation
11. Hit Between The Eyes
12. Crazy World
13. Wind Of Change
14. Heroes Don’t Cry
15. White Dove

Cd 1

1. Tease Me Please Me
2. Bad Boys Running Wild
3. Oh Girl (l Wanna Be With You)
4. Loving You Sunday Morning
5. Big City Nights
6. Coast To Coast
7. Holiday (Shortly Version)
8. You And I
9. The Zoo

Cd 2

1. Wild Child
2. Stone In My Shoe
3. Blackout
4. Still Loving You
5. Wind Of Change
6. Rock You Like A Hurricane

1. Wild Child
2. But The Best For You
3. Does Anyone Know
4. Stone In My Show
5. Soul Behind The Face
6. Oh Girl (I Wanna Be With You)
7. When You Came Into My Life
8. Where The River Flows
9. Time Will Call Your Name
10. You And I
11. Are You The One?

1. Mysterious
2. To Be No. 1
3. Obsession
4. 10 Light Years Away
5. Mind Like A Tree
6. Eye To Eye
7. What U Give U Get Back
8. Skywriter
9. Yellow Butterfly
10. Freshly Squeezed
11. Priscilla
12. Du Bist So Schmutzig
13. Aleyah
14. A Moment In A Million Years

1. Hurricane 2000
2. Moment Of Glory
3. Send Me An Angel
4. Wind Of Change
5. Crossfire (Instrumental)
6. Deadly Sting Suite (Instrumental)
7. Here In My Heart
8. Still Loving You
9. Big City Nights
10. Lady Starlight

1. The Zoo
2. Always Somewhere
3. Life Is Too Short
4. Holiday
5. You and I
6. When Love Kills Love
7. Dust In The Wind
8. Send Me An Angel
9. Catch Your Train
10. I Wanted To Cry (But The Tears Wouldn’t Come)
11. Wind Of Change
12. Love Of My Life
13. Drive
14. Still Loving You
15. Hurricane 2001

1. New Generation
2. Love ‘Em Or Leave ‘Em
3. Deep And Dark
4. Borderline
5. Blood Too Hot
6. Maybe I Maybe You
7. Someday Is Now
8. My City My Town
9. Through My Eyes
10. Can You Feel It
11. This Time
12. She Said
13. Remember The Good Times (Retro Garage Mix)

1. Hour I
2. The Game Of Life
3. We Were Born To Fly
4. The Future Never Dies
5. You’re Lovin’ Me To Death
6. 321
7. Love Will Keep Us Alive
8. We Will Rise Again
9. Your Last Song
10. Love Is War
11. The Cross (Feat. Billy Corgan)
12. Humanity

1. Raised On Rock
2. Sting In The Tail
3. Slave Me
4. The Good Die Young
5. No Limit
6. Rock Zone
7. Lorelei
8. Turn You On
9. Let’s Rock!
10. Sly
11. Spirit Of Rock
12. The Best Is Yet To Come

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: